Quando buscamos orientação profissional para solucionar nossas dúvidas, esperamos receber sempre as melhores respostas. Mas são raras as vezes em que temos a sensação que elas foram as melhores possíveis. Falha de nosso advogado? De nosso médico? De nosso consultor de investimentos? De nosso gerente de conta corrente? Não. Em grande parte das orientações que não atendem nossas expectativas o problema está nas próprias expectativas, não nas orientações. E isso inclui a busca pelo melhor produto para investir.

Todo profissional que nos ajuda a administrar escolhas relevantes em nossas vidas tem como obrigação ética zelar pela correção em suas sugestões e também pela ansiedade individual de seus clientes. Não faz sentido oferecer uma orientação de investimentos ou de crédito em que a compreensão e exequibilidade não estejam ao alcance do cliente.

Por este motivo, às vezes esperamos que nosso gerente nos ofereça um produto mais arrojado, mas ele insiste no conservador. Quando insistimos na vontade de adquirir aquele produto que os colegas de academia contrataram, que aparentemente seria o melhor produto para investir, ele insiste que o que temos já é o ideal para nós.

O que está em jogo, na maioria das vezes, não é simplesmente o maior rendimento ou o menor custo, mas, sim, o sucesso em atingirmos nossos objetivos. Por exemplo, sempre ouvimos dizer que, no longo prazo, investimentos em renda variável, como fundos de ações, tendem a apresentar resultados melhores do que a renda fixa.

Se isso é verdade, por que as recomendações que vêm de nosso banco sempre incluem participações reduzidas de nossa carteira em renda variável? Simples: porque, para realmente obter resultados diferenciados em renda variável, precisamos ter disciplina, agir nas crises e nos momentos de euforia, conter nossas angústias em momentos de perda e contar com alternativas na carteira que compensem eventuais perdas de alguns de nossos ativos.

A experiência profissional de um consultor lhe diz que a maioria das pessoas que acataria a recomendação de um investimento mais arrojado não teria conhecimento nem condições psicológicas de lidar com fortes oscilações cotidianas ou com períodos de crise – convenhamos, lidar com períodos de fortes ganhos é bem mais fácil.

Por isso, a técnica sugere que façamos apenas uma “degustação” de determinados produtos em nossa carteira, mesmo que nossa vontade seja a de cometer o pecado da gula. Na correta visão do especialista, iremos mais longe com nossos objetivos dando um passo após o outro do que se tentássemos grandes saltos.

A lição de casa para você saber qual é o melhor produto para investir

Se realmente desejamos usufruir de produtos mais complexos e de oportunidades interessantes que aparecem no menu de produtos do banco, é nosso papel fazer uma certa lição de casa. Antes de consultar nosso especialista de plantão, deveríamos fazer nossa pesquisa pessoal sobre riscos e oportunidades dos produtos.

Poucas fontes de informação são tão ricas e completas quanto o próprio portal do banco na Internet. Exaurir suas dúvidas sobre o produto que deseja contratar antes de conversar com seu gerente já é um bom começo, pois, além de informações técnicas sobre cada um deles, você encontrará ressalvas e recomendações importantes a respeito.

Além do conhecimento detalhado dos produtos, outro importante exercício é realizar um levantamento sincero de sua atual situação pessoal.

Está em busca de uma alternativa de investimento? Faça um levantamento dos demais que possui, incluindo imóveis e outros bens de grande valor, para que o especialista faça sua sugestão com base em sua carteira, e não apenas com base em sua vontade imediata por certo produto.

Pensa em solicitar crédito? Faça um levantamento das demais dívidas que você possui, uso de cartão de crédito, estabilidade na carreira e possíveis bens que podem ser oferecidos como garantia. Essas informações normalmente são necessárias para produtos de crédito mais complexos, mas sua iniciativa em adiantá-los pode lhe dar a oportunidade de acessar produtos mais eficientes do que os que seriam contratados automaticamente no balcão.

Entenda que o especialista funciona como uma ponte entre você e o produto que melhor lhe atende. Se um pilar de suporte da ponte for muito mais baixo do que o outro, a travessia será inviável. Portanto, prepare-se para conseguir saber qual é o melhor produto para investir. Explore as informações que foram cuidadosamente disponibilizadas pelo banco, para, assim, estar preparado para o que ele pode lhe oferecer de melhor.

Que tal aproveitar os diferentes investimentos do mercado com uma instituição sólida e completa? Abra sua conta com a Delta

Fonte: btg


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *