5 mentiras que te contam sobre investimentos

No mundos dos investimentos, a mentira é um assunto muito sério.

Na maioria dos casos, somos condicionados a aceitar como verdades absolutas certas afirmações que, no mínimo, deveriam ser questionadas.

E quando fazemos isso com nosso suado dinheiro, o resultado muitas vezes não costuma ser bom, gerando um prejuízo que poderia ser facilmente evitado.

Pensando nisso, escrevi este texto para ajudá-lo a driblar aqueles contos em que geralmente caímos ou até repetimos sobre investimentos, listando abaixo cinco mentiras que geralmente te induzem a perder dinheiro.

1.Investir é coisa de rico

Este é sem dúvida um dos principais mitos difundidos por aqueles que ainda não possuem tanto conhecimento do mercado.

Ao ouvir falar que o investimento só funciona para quem já possui um certo patrimônio e quer aumentá-lo, um potencial investidor pode acabar se sentindo desmotivado a dar seus primeiros passos neste universo, o que a longo prazo pode ter um impacto brutal no processo de construção de riqueza.

A verdade, no entanto, é que você não precisa ser rico ou um especialista para fazer o seu dinheiro render. Basta ter acesso aos profissionais e ferramentas mais adequados aos seus objetivos, independente do quanto você tenha para começar.

Investir, portanto, não é para ricos. Investir te deixará rico!

2. Aquela dica ‘infalível’ do amigo

Sabe aquele amigo ou parente que vem todo empolgado te contar que investiu em um negócio bem interessante, que nem ele sabe direito explicar o que é, mas que é tão bom que oferece até um retorno garantido?

Ele está mentindo, mesmo que acredite piamente naquilo que está te dizendo. Pelo simples motivo de que nenhum investimento é livre de risco – ou seja, não existe investimento com retorno garantido.

Em alguns casos, o tal investimento não passa de uma pirâmide financeira. Mesmo criminosa, a prática é cada vez mais difundida no Brasil com promessas de ganho fácil e renda extra ao indicar novos clientes.

Saber identificar estas e outras características, como a falta de informações sobre a empresa ou sobre um eventual produto oferecido, irá ajudá-lo a não cair no esquema e a orientar outras pessoas a evitá-lo.

Ao ouvir qualquer promessa desse tipo, desconfie!

3. Ainda sou novo para começar a poupar para a aposentadoria

Essa é uma grande falácia que teima em ser difundida por quem não é capaz de perceber a besteira que está falando.

A explicação é muito simples: quanto mais tempo você demorar para começar a investir com foco na aposentadoria, maior deverá ser o valor poupado ao longo dos anos para que você chegue com um patrimônio suficiente para arcar com seu custo de vida no momento em que parar de trabalhar.

Aqui inclusive reside uma das poucas unanimidades entre os especialistas em finanças pessoais. Todos afirmam que, quanto antes você começar a poupar e investir para a aposentadoria, melhor.

Afinal, quanto mais tempo você deixar seu dinheiro investido, mais você aproveita a combinação do tempo com o poder dos juros compostos, esta sim uma dica infalível para a multiplicação do patrimônio.

Portanto, se você ainda não possui um fundo de previdência em sua carteira, converse com nossos especialistas, que vão te indicar aquele que mais se alinha aos seus objetivos para a melhor idade.

4. Investir em ações é arriscado demais

Você provavelmente já ouviu esta afirmação. O que você provavelmente não ouviu é que o grande risco do mercado de ações está na falta de conhecimento.

Como eu escrevi antes, riscos fazem parte de qualquer investimento, e com as ações não é diferente. E da mesma forma que nas outras modalidades, estes riscos podem ser facilmente evitados se você tiver o acompanhamento de bons profissionais e ter a disciplina necessária para seguir com uma estratégia.

De antemão, afirmo que investir com foco no longo prazo, em empresas sólidas e geradoras de caixa, montando uma carteira diversificada e equilibrada são alguns dos pontos que te colocarão em posição de vantagem para conseguir rendimentos acima daqueles oferecidos na renda fixa.

É extremamente importante, contudo, evitar expectativas exageradas ao investir em ações!

Um dos segredos para se dar bem na bolsa é ser realista, tendo consciência de que o mercado não te deixará rico da noite para o dia.

5. Viver de renda é algo difícil e distante da minha realidade

De fato, não é fácil construir um patrimônio grande o bastante para gerar uma renda periódica capaz de arcar com seu custo de vida e satisfazer seus desejos de consumo.

Mas também não é tão difícil quanto parece.

Em primeiro lugar, quem almeja a tão sonhada independência financeira precisa dar uma atenção especial à palavra “equilíbrio”, característica fundamental para o seu projeto de construção de riqueza ser bem-sucedido.

Isso envolve jamais consumir toda sua renda, definir seus objetivos de vida e estudar para investir aquilo que sobrar no fim do mês – perceba como tudo depende apenas de você!

O processo de aprendizado é contínuo, mas ao atingir o equilíbrio financeiro, você estará no caminho certo para garantir um futuro confortável através dos investimentos.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *