Você se esforça demais para economizar dinheiro e ter renda extra? Se a resposta for positiva, provavelmente você está errando — afinal, isto funciona apenas durante um curto período.

É preciso ser criativo na hora de pensar em soluções para economizar dinheiro e conseguir uma renda extra. Neste artigo, explicarei como você pode conseguir realizar essas tarefas.

Qual é a melhor maneira para fazer renda extra?

Aumentar a renda fazendo hora extra pode fazer sentido durante um momento em que você precisa de mais visibilidade no trabalho ou para conseguir uma promoção, por exemplo. No entanto, se isso vira um hábito, tornar-se um workaholic pode fazer muito mal para sua saúde e custar muito caro ao longo do tempo.

O primeiro passo neste caso é eliminar a lógica de fazer hora extra ou se provar mais do que é capaz, principalmente se este esforço resultar em um pequeno ganho a mais no fim do mês para poder pagar algumas contas. Ao utilizar este tempo para um curso ou um aprendizado novo, talvez possa resultar em uma fonte complementar de renda bem mais interessante.

Outro ponto importante nesta estratégia é a diversificação de fontes de renda, algo que vem do mundo dos investimentos. Esta técnica te protegerá em termos de ganhos e blindagem contra perdas.

Se você possui múltiplas fontes de renda, poderá manter o seu ganho diante do fracasso ou enfraquecimento de uma das fontes. Por exemplo: se você perder o emprego, mas possui um negócio particular, seja dando aulas ou um pequeno comércio online, sentirá menos do que depender totalmente de uma única fonte de renda. Portanto, isso fará com que você tenha maior estabilidade em seu planejamento financeiro.

Boas escolhas podem fazer você economizar dinheiro

Esta mesma lógica serve para eliminar gastos e, portanto, economizar dinheiro. Se você se esforça para manter as contas em ordem, provavelmente está eliminando os itens considerados mais fáceis de serem cortados. Tais gastos sempre se relacionam com a sua qualidade de vida, como uma atividade física, um lazer ou alguma experiência que poderá ser muito motivadora para te preparar bem para uma semana de trabalho.

Isso funciona por um tempo, principalmente se você está cortando o gasto para realizar um sonho, seja ele uma viagem ou um curso. Por outro lado, se isso se torna um hábito, sua vida será extremamente estressante e pouco recompensadora.

Se as contas não estão fechando, melhor do que eliminar a academia, o cinema ou o jantar é rever algum grande gasto. Que tal diminuir o gasto com a moradia em 10% ou reduzir as despesas com o automóvel em 20%?

Quando o gasto em um grande item é reduzido, normalmente há uma cadeia de gastos nessa redução também. Um automóvel mais barato gasta menos combustível, além do seguro, do IPVA e da manutenção consequentemente também mais baratos.

No caso de um apartamento, um imóvel mais barato tem um condomínio mais em conta. Por ser uma moradia mais compacta, o imposto, o seguro e os gastos com energia, água e gás serão menores.

Na prática, terei mais eficiência e um efeito cascata no meu orçamento.  Dá mais trabalho? Sim. Mas o efeito é mais duradouro.

Conclusão

Seja racional em suas escolhas e inteligente a ponto de não considerar que, às vezes, o pagamento de um conforto será a grande conquista na sua vida. Sua conquista será uma vida bem vivida, com qualidade e com construção de objetivos durante os anos.

Em geral, as escolhas atuais de como gerar renda extra ou economizar dinheiro podem estar impedindo você de alcançar uma vida mais rica. Está aí mais um argumento para que você coloque em prática as dicas deste artigo.

Que tal aproveitar os diferentes investimentos do mercado com uma instituição sólida e completa? Abra sua conta com a Delta


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *