Um bom investidor busca construir um patrimônio para ter segurança e tranquilidade no futuro. Ao decidir investir a longo prazo, este tipo de investimento se torna um importante aliado para que este objetivo seja alcançado.
Neste artigo, abordarei a melhor estratégia para investir a longo prazo de forma inteligente.’
O erro fundamental na hora de investir a longo prazo
Recebo muitas mensagens de pessoas que resolveram fazer um investimento de olho em um futuro distante, por exemplo, focado na aposentadoria. No entanto, por ser um objetivo de longo prazo, acreditam que por isso não precisam dar mais atenção a ele.
Existe aí um erro de conceito em relação ao que, de fato, é investir a longo prazo. Essa falsa concepção leva o investidor a negligenciar detalhes que prejudicam a construção do seu patrimônio.
Quando você tem objetivos distantes, naturalmente, deve seguir as recomendações e análises que indicam opções com perspectivas de sucesso de longo prazo. No entanto, como eu sempre digo, bons investimentos de hoje não são sinônimos de grandes retornos amanhã.
Evite a paralisia em seus investimentos
Por isso, é fundamental evitar a paralisia no investimento que você escolheu. Diferentemente do curto prazo, o investimento de longo prazo tem muito mais a ver com seguir grandes tendências, olhar de longe e ignorar turbulências momentâneas.
Contudo, isso não significa deixá-lo de lado, pelo contrário. Infelizmente, não é bem isso que observo quando converso com pessoas que decidem investir a longo prazo.
Muitas vezes, elas negligenciam esses investimentos devido a uma falsa tranquilidade que possuem em relação a eles. Por exemplo: muitas famílias têm imóveis adquiridos por pais e avós em uma época que esse investimento era tido como “a prova de falhas”. Consequentemente, continuam mantendo-os ao longo da vida, apesar de muitas vezes serem responsáveis por prejuízos e dores de cabeça.
Essa paralisia é também bastante comum entre pessoas que não necessariamente têm essa tranquilidade, mas que evitam fazer algo simplesmente por não saberem como investir. Isso é consequência de uma maneira de investir muito mais complexa do que a própria capacidade de administrar esse investimento.
Como mudar esse comportamento?
É possível mudar esta conduta e, muitas vezes, a solução passa por dar um passo atrás que proporcione mais tranquilidade e segurança.
Pode ser que, neste momento, valha a pena trocar a operação de ações por fundos de investimentos em ações. Pode ser que vender uma loja que você tem em algum ponto comercial e comprar imóveis residenciais pequenos, ou investir em fundos imobiliários, seja a melhor solução.
O mais importante, tanto para um perfil quanto para o outro, é não negligenciar. Procure se dedicar à revisão da sua estratégia pelo menos uma vez por ano. Busque refinar suas escolhas, substitua ativos que tiveram mau desempenho por outros melhores e faça o rebalanceamento de sua carteira periodicamente.
Ativos de longo prazo para objetivos de curto prazo
Você também pode utilizar uma estratégia envolvendo ativos de longo prazo para alcançar objetivos de curto prazo. No entanto, o desprendimento da meta a ser alcançada é fundamental para que ela seja concretizada com sucesso.
Vamos dizer que você tenha planos de fazer uma viagem daqui a dois anos, por exemplo. No entanto, o dinheiro que consegue poupar não é suficiente. Então, você faz alguns cálculos e chega à conclusão de que uma rentabilidade maior consiga viabilizar o projeto. Portanto, você assumirá um grau de risco maior em sua carteira de investimento.
Dessa forma, você constrói uma carteira baseada na estratégia da carteira balanceada de investimentos. Um exemplo de carteira balanceada é estabelecer uma composição de 50% em renda fixa e 50% em renda variável.
Se o plano der certo, você concretiza o objetivo no prazo desejado. Se, por alguma razão o cenário econômico não se mostrou interessante para realizar seus lucros e não trouxe o desempenho que você gostaria, você pode postergar o sonho dessa viagem e estender o prazo dos investimentos para que viabilize o seu projeto. Talvez ele não aconteça no prazo que você gostaria (dois anos, por exemplo), mas sim com um prazo aceitável de três, quatro anos.
Conclusão
Investir a longo prazo é um processo contínuo de aprendizagem e de oportunidade para fazer melhores escolhas. Dar a devida atenção a isso é o que vai fazer a diferença na conquista do futuro que deseja para você e sua família, principalmente no longo prazo.
Que tal aproveitar os diferentes investimentos do mercado com uma instituição sólida e completa? Abra sua conta com a Delta
Fonte: btg
0 comentários