Renda Extra: Descubra 15 ideias de como ganhar mais dinheiro

Procurar formas de fazer renda extra é sempre uma das primeiras opções quando o dinheiro chega ao fim antes do mês ou quando você está precisando ganhar dinheiro mais rápido para lidar com imprevistos.

Assim, sem uma reserva de emergência e uma vida financeira estável, a necessidade de ganhar dinheiro extra acaba sendo uma realidade comum em muitas famílias.

Não podemos mentir e dizer que é fácil fazer renda extra.

É necessário ter um bom estudo das possibilidades e estar disposto, muitas vezes, a investir tempo e dinheiro, além de considerar que o retorno seja proporcional ao risco.

A boa notícia é que, embora seja difícil, não é impossível. Você pode fazer uma renda extra no tempo livre de diversas maneiras enquanto busca formas de economizar dinheiro e colocar sua vida financeira em dia.

A seguir, apresentamos alguns caminhos de o que fazer ou o que vender para ter renda extra. Confira:

O que é renda extra?

A renda extra é todo ganho financeiro além do seu salário ou fonte de renda principal. Em outras palavras, é todo aquele dinheiro que você ganha para complementar ou para não precisar mexer na sua renda ativa, isto é, a sua remuneração mensal.

Muitas pessoas procuram fazer renda extra quando a renda ativa não é o suficiente para suprir suas necessidades básicas, como bancar os gastos mensais ou até mesmo para quitar dívidas.

No entanto, a renda extra não precisa estar atrelada ou ser sinônimo de desorganização financeira. Essa também é uma via para ganhar dinheiro e manter uma vida com mais conforto.

Ou seja, buscar uma fonte alternativa de renda também pode ser uma forma de acelerar objetivos e resultados.

Por isso, se você está com as contas em dia e sua reserva de emergência feita, a renda extra pode ser para você um bônus financeiro para começar a investir ou tirar sonhos antigos do papel.

Por que começar a fazer renda extra?

Começar a fazer renda extra é uma forma de acelerar os seus objetivos. Isso não significa começar a ter um faturamento enorme do dia para a noite, mas com o tempo esse dinheiro a mais pode fazer toda a diferença.

Essa quantia extra pode ser uma forma de se livrar de uma vez por toda de dívidas antigas, também pode ser usado para imprevistos como a troca de um celular ou aquele conserto do seu automóvel que não estava nos seus planos.

Outra perspectiva sobre fazer renda extra é que essa pode ser uma forma de você conseguir começar a investir sem comprometer sua remuneração.

15 Ideias de como ganhar dinheiro fazendo renda extra

Separamos 15 dias do que fazer para ganhar dinheiro e ter uma renda extra. Confira o que é necessário e avalie a opção que mais faz sentido para você!

1. Venda doces

Ganhar uma renda extra com a comercialização de doces, bolos, tortas, salgados e marmitas é uma solução tipicamente brasileira.

Afinal, a alimentação é uma necessidade básica e, em um primeiro momento, pode ser uma ótima forma de conseguir um dinheiro a mais.

Essa opção pode dar muito certo, mas não é simples.

Em primeiro lugar, você precisa ter certa intimidade com a gastronomia e confeitaria, pois sem ter uma conexão com a atividade será muito mais difícil superar os desafios e as dificuldades.

Também é importante colocar na ponta do lápis todos os gastos com ingredientes, custos com água, luz, gás, embalagens, além do espaço e o tempo para cozinhar.

A precificação também precisa ser feita com bastante atenção, para que seja possível chegar em um valor que cubra os gastos e traga lucros.

No começo, conte com o apoio vendendo em seu círculo de amizades ou trabalho, divulgando entre eles e em suas redes sociais.

2. Revenda produtos

Outra alternativa de renda extra é a revenda de produtos nacionais e importados.

Essa prática é bastante comum, em que uma pessoa compra uma quantidade de produtos e itens em lojas de atacado ou em lojas virtuais, por um preço mais acessível ou com desconto vantajoso pela quantidade, e revende por um preço com margem de lucro.

A revenda, atualmente, se torna muito mais fácil, por conta da facilidade das lojas virtuais.

Uma das dicas para não ter prejuízo nesse investimento, é pesquisar algum nicho que realmente tenha demanda de venda.

A segmentação do público-alvo, para quem está começando, é uma forma de evitar sobra de estoque e uma forma de atrair e fidelizar de forma mais específica.

Importante dizer que em qualquer estratégia de venda para renda extra é necessário trabalhar o marketing digital, para que as pessoas conheçam seu negócio, ampliando o lucro ao atingir pessoas que estão fora do seu círculo social.

3. Dê aulas particulares

A internet permitiu que fosse possível estender a sala de aula para o ambiente virtual. Essa praticidade permite que vários profissionais possam conseguir dar aulas de forma online.

Por isso, uma forma de renda extra é dar aulas sem sair de casa com a vantagem de não ter limitação de atividade.

Além de aulas como matemática, redação e outras disciplinas escolares, é possível dar aulas particulares de dança, yoga, aula de música, costura e uma lista extensa.

O benefício é conseguir um dinheiro extra ensinando o que você domina, mas a dificuldade, no início, é conseguir alunos e organizar o tempo das aulas com seu trabalho fixo.

Também é importante distinguir a diferença entre saber fazer e saber ensinar. Antes de apostar nas aulas, avalie sua paciência e didática para transmitir conhecimento de forma clara aos alunos.

4. Abra uma loja online

Com o setor de e-commerce tão aquecido, muitas pessoas enxergam nesse mercado uma oportunidade de empreender ou fazer uma renda extra.

Existem diversas plataformas que oferecem todos os recursos necessários para você abrir uma loja virtual em poucos minutos.

Por isso, mesmo sem nunca ter tido uma loja virtual, você consegue abrir sua marca, cadastrar produtos e começar a vender pela internet com poucos cliques.

Dentro dessa possibilidade, é possível comercializar roupas, eletrônicos, itens colecionáveis e vários outros produtos de nicho.

5. Se inscreva em plataformas de freelancer

Uma das principais alternativas para ganhar renda extra é trabalhando como freelancer.

Aqui, você pode tanto explorar oportunidades dentro da sua área de atuação como em outras atividades que você possui conhecimento técnico e afinidade.

Por exemplo, você pode trabalhar com marketing digital no seu dia a dia, mas para fazer uma renda extra procurar freelas em tradução, transcrição de áudios, para passear com cachorros etc.

Existem muitas plataformas freelancer gratuitas e pagas para se cadastrar, dentre as mais conhecidas podemos citar a Upwork, 99Freelas, Freelancer.com, Get Ninjas, Fiverr e Workana.

6. Alugue seu automóvel ou imóvel

Você já ouviu falar em aluguel de automóvel? Hoje em dia, existem empresas que ajudam você a alugar o seu carro que está parado na garagem para outros motoristas, sem que você precise se preocupar com problemas de rastreamento, multas, seguro e segurança do aluguel para outros motoristas.

Outra possibilidade é realizar o aluguel de imóveis, tanto para inquilinos fixos, com contratos de longa duração, como também através de aplicativos como o Airbnb.

7. Abra um brechó virtual

Muitas pessoas passaram a avaliar o modo de consumo para adotar estilos de vida mais sustentáveis e minimalistas.

Nesse sentido, ao invés de buscar por peças novas em lojas fast fashion, muitas pessoas estão buscando opções de peças de roupas e acessórios em brechós.

Essa mudança de comportamento trouxe uma janela de oportunidades para quem quer fazer uma renda extra vendendo peças de roupas e objetivos que não usa mais.

Também é opção interessante para quem gosta de moda e adora garimpar peças.

Existem várias opções de como vender roupas usadas online, como em perfis de brechós em redes sociais com marketplace, lojas virtuais próprias ou plataformas como a Enjoei.com, OLX e outros exemplos.

8. Faça artesanato

Já parou para pensar que aquele seu hobby de fim de semana pode te ajudar a ganhar um dinheiro a mais? Muitas pessoas conseguem faturar um bom dinheiro na venda de objetos artesanais.

Se você gosta de tricô, costura, pintura de quadros, bordados e afins, pode ser uma solução bastante interessante para aumentar a renda fazendo algo que você já tem bastante experiência.

9. Seja um Afiliado

Como afiliado, você consegue gerar lucro ao vender produtos por canais digitais e tirar uma comissão por cada venda realizada. Existem várias formas de se tornar um afiliado e você não precisa investir dinheiro para começar.

A única dedicação está em divulgar os links dos produtos, para conseguir gerar cliques e conversões.

10. Trabalhe como motorista

Se você tem veículo próprio, uma outra opção para complementar a renda é como motorista de aplicativos.

O cadastro é simples e você só precisa ter um smartphone e o seu veículo apto para as corridas.

Essa pode ser uma boa opção para ganhar um dinheiro extra em finais de semana ou durante as férias, por exemplo.

Assim como as outras sugestões, é uma atividade que exige bastante dedicação de tempo, aptidão e muita paciência e zelo no trânsito.

11. Escreva/traduza textos

Se você trabalha como redator ou tem facilidade com a escrita e idiomas, uma ótima opção é ganhar renda extra através do trabalho de escrita e tradução de textos.

Existem diversas formas para conseguir projetos de redação e tradução. Se você é iniciante,  plataformas freelancers e grupos em redes sociais são bons canais para achar oportunidade.

Se você já possui uma carreira dentro dessa área, você pode divulgar em seu perfil profissional que também presta esse tipo de serviço como freelancer.

12. Ofereça consultoria

A área de consultoria e coaching também pode ser uma forma de ganhar renda extra dentro da sua área de atuação.

A grande vantagem é que você consegue ganhar dinheiro naquilo que já é especialista, ajudando outras empresas e profissionais da área.

Outro benefício é que o trabalho de consultoria, de forma geral, pode ser totalmente feito de forma online, abrindo a possibilidade de conquistar clientes de outras cidades ou países.

13. Alugue sua garagem

Se você mora em um condomínio e sua vaga na garagem está livre ou você tem uma sobrando, que tal conferir se não tem algum vizinho interessado em alugar? É uma das formas mais fáceis de conseguir renda extra sem precisar dedicar tempo e dinheiro.

14. Faça entregas

Olhe para a telinha do seu celular. Difícil encontrar, hoje, quem não tenha nenhum serviço de delivery instalado entre os apps, não é?

Do outro lado do pedido, além do comerciante, temos o entregador que faz a entrega para que você receba o que precisar em casa, seja comida, medicamentos, supermercado ou documentos.

Pela demanda desses serviços, há várias oportunidades em aplicativos de delivery para quem deseja trabalhar com entrega para ganhar renda extra. Vale a pena avaliar se é a melhor opção para você.

15. Ensine idiomas

Seguindo a linha de dicas de aulas particulares, outra opção é dar aulas de idioma. Aqui, existe tanto a opção de dar aulas particulares online como presencialmente.

Como a renda extra pode te ajudar a começar a investir?

Se você sempre quis começar a investir, mas o medo e insegurança em colocar sua renda ativa em algum tipo de investimento sempre te paralisou, a renda extra pode ser uma forma de entrar para esse cenário com mais confiança e fôlego financeiro.

Com um pouquinho de planejamento financeiro, é possível poupar todos os meses para colocar seu dinheiro em opções com rendimento mais vantajoso a longo prazo.

Dessa forma, com o dinheiro de sua fonte de renda extra, você pode começar a dar seus primeiros passos para investir em opções de renda variável ou renda fixa, por exemplo.

Claro, para começar a investir com ainda mais segurança, é importante conhecer com profundidade todas as opções de investimento e entender o seu perfil de investidor.

Para isso, você deve se perguntar sobre quais os riscos que está disposto a correr, quais são seus objetivos com o investimento, o quanto está disposto a se dedicar aos investimentos, se precisará de ajuda de um assessor e assim por diante.

Além de investir em fundos de investimento, com uma renda extra você também consegue investir em você mesmo, como em cursos, especializações e conhecimentos que possam impulsionar seu crescimento profissional para ganhar mais dentro da sua área de atuação.

BTG Pactual Digital

BTG Pactual Digital está ao seu lado para te ajudar a fazer seu dinheiro render mais. Dispomos de um catálogo completo que é sinônimo de segurança e rentabilidade atrativa para os nossos clientes, com os melhores fundos do mercado, renda fixa ou renda variável.

Conte com o apoio de nossos assessores de investimentos para conseguir definir o melhor tipo de investimento para você!

Conclusão

Existem vários caminhos para conseguir fazer uma renda extra no fim do mês. Algumas opções, como o trabalho freelancer na sua área de atuação ou consultoria, são excelentes opções para quem não quer arriscar muito tempo e dinheiro em uma atividade nova, para só depois de um tempo ver lucro.

No entanto, cabe a cada pessoa avaliar qual tipo de iniciativa faz mais sentido de acordo com os objetivos pessoais.

O lado positivo é que com a internet as possibilidades de fazer renda extra aumentaram bastante e você pode aumentar seu faturamento dentro de casa.

Qual das ideias acima você colocaria em prática para aumentar sua renda? E o que faria com esse dinheiro extra?

Se você já possui sua reserva de emergência e uma vida financeira estável, pode ser o momento ideal para começar a investir, não é?

Fonte: btgpactualdigital


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *