Quais impactos da pandemia serão definitivos em suas metas e planos?

Completamos mais de 12 meses em isolamento social. Este período nos trouxe muitas reflexões, angústias e também mudanças positivas. Porém, por estarmos em isolamento, dificilmente compartilhamos impactos, dúvidas e vitórias dessa fase de pandemia em nossas vidas.

Abaixo, listei algumas áreas em que muitas pessoas estão sendo impactadas. Veja se você se encaixa em alguma delas.

Educação

Muitos alunos sentiram o impacto das aulas online na evolução da aprendizagem de seus filhos. Reforços escolares, seja com profissionais ou mesmo por iniciativa dos pais, foram algumas das soluções encontradas.

Além de ser uma oportunidade de os próprios pais fazerem uma revisão dos conteúdos aprendidos no passado, o ensino em casa reforça ainda mais a importância da boa parceria entre escola, pais e comunidade para a educação das futuras gerações.

Orçamento Doméstico

Momentos de quebra de planejamento (como aconteceu na pandemia) são traumáticos, mas nos permitem refletir sobre o que fizemos certo e errado, antes de recomeçar.

Uma das ferramentas que ensino aos meus alunos para resolver esta situação é o conceito do orçamento base zero, em que você avalia novas possibilidades, ignorando a vida que você levou até agora: Onde vivem bem as pessoas que possuem a renda que você tem agora? Muitas pessoas afirmaram que este conceito foi colocado em prática durante a pandemia para reajuste dos planos.

Sobre as despesas em geral, enquanto gastos com experiências – como passeios e viagens – reduziram drasticamente, os gastos de habitação – como supermercado, energia elétrica e internet – aumentaram significativamente.

Quais impactos da pandemia serão definitivos em suas metas e planos?

Planejamento Financeiro

Naturalmente, os planos foram revisados durante a pandemia. De maneira unânime, viagens foram adiadas, sem prazo para serem retomadas. Acredito que, quando tudo isso passar, viveremos uma fase de demanda jamais vista por viagens, passeios e eventos.

A revisão do planejamento financeiro também fez com que muitos alunos tomassem decisões que antes eram consideradas difíceis, com o objetivo de ter maior liquidez ou flexibilidade no orçamento. E a decisão mais frequente foi optar pelo aluguel em relação ao automóvel ou imóvel.

A pandemia também fez com que todos nós procurássemos alternativas para manter a nossa empregabilidade e renda. Atividades como prestação de serviços para obter renda extra, criação de novos negócios e a busca por aprender novas habilidades foram relatadas. Mesmo aquelas pessoas que não tiveram impacto na renda passaram por algum processo de mudança, fazendo cursos de aprimoramento pessoal e profissional.

Investimentos

A crise também mostrou a grande importância de ter uma estratégia de investimento bem definida. Aqueles que possuem um critério claro de decisão de investimento, seja por balanceamento de carteiraanálise fundamentalista ou gráfica, conseguiram encontrar boas oportunidades no momento em que muitos investidores estavam realizando prejuízos.

Impactos da pandemia na qualidade de vida

Nesta pandemia, muitas pessoas finalmente entenderam a importância da prática de exercícios físicos. Por mais que especialistas nos alertassem, percebemos que um estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imunológico, que é de extrema importância para diminuir a possibilidade de infecções.

Consequentemente, a alimentação também não passou despercebida durante a pandemia. Foram quilos a mais, no caso de alguns, que precisaram rever a dieta. Outros descobriram experiências prazerosas como preparar receitas elaboradas, substituindo o passeio ao restaurante.

A importância dos relacionamentos afetivos também foi muito notada pelos alunos. Com uma vida mais voltada para dentro, percebemos que não precisamos de muito para ter uma vida mais rica com as pessoas que amamos.

Conclusão

Com certeza a pandemia trouxe muitos impactos em nossas vidas. A proposta deste artigo foi mostrar que você não está só nesta jornada. Todos nós estamos passando por desafios que nos transformarão quando tudo isso passar.

O impacto psicológico do isolamento social e do período de grandes perdas em todos os campos da vida também é imenso. Muitas pessoas estão se deparando com inseguranças e dúvidas nunca imaginadas, geradoras de crises de ansiedade e depressão. É importante nos desligarmos das notícias negativas sempre que possível e não permitirmos que as tensões nos impeçam de realizar atividades prazerosas que nos conectem com o que temos de melhor em cada um de nós.

Siga cuidando das suas finanças, da saúde (física e mental) e de seus relacionamentos. Com certeza sairemos fortalecidos desta fase.

Deixe nos comentários os impactos da pandemia em sua vida e em seus planos, e conte como está se ajustando a isso. Com certeza a sua história ajudará muitas pessoas que estão passando pela mesma situação.

Conte com a Delta Flow para te ajudar a investir certo.

Fonte: BTG Pactual


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *