A contratação de soluções financeiras adequadas é essencial para o gerenciamento de qualquer negócio. Por meio desses serviços, é possível executar tarefas e cumprir compromissos financeiros, por exemplo. Entre as alternativas principais, está a conta para pessoa jurídica (PJ). 

Esse serviço bancário é fundamental para as diversas tarefas da gestão financeira do negócio, mas não é o único disponível. Além dessa conta, pode ser interessante buscar outras soluções para atender aos objetivos específicos do empreendimento. 

Neste artigo, mostro o que é conta PJ e apresento outros serviços financeiros que podem ser relevantes para uma empresa. Confira! 

O que é uma conta PJ e quais são os seus diferenciais?  

A conta PJ é um tipo de conta bancária aberta para uso exclusivo de uma empresa. Por meio dela, o empreendimento pode acessar produtos específicos para os negócios, como determinados serviços e linhas de crédito

Cabe notar que a conta PJ pode ser aberta por diferentes tipos de empresa, desde um microempreendedor individual (MEI) até uma companhia de grande porte. O importante é que haja a comprovação de uma atividade empresarial, justificando a abertura da conta. 

Por causa disso, ela é bastante diferente de uma conta para pessoa física (PF). A abertura da conta PF, por exemplo, envolve a apresentação de documentos como o CPF e a identidade. Já a conta PJ inclui documentos referentes à empresa, como CNPJ e contrato pessoal. 

As funcionalidades e os custos dos serviços também costumam ser distintos, bem como a finalidade de uso da conta. 

Quais são as principais soluções oferecidas para um cliente PJ?  

Sobre as soluções PJ, é interessante entender quais são as alternativas disponíveis para as empresas de diferentes tamanhos e setores. Assim, é possível compreender o que faz mais sentido contratar para o seu negócio. 

A seguir, confira quais são as alternativas mais comuns que estão disponíveis no mercado e saiba como elas funcionam! 

Conta PJ 

Como você viu, uma das principais soluções bancárias para empresas é a conta PJ. Ela é essencial para a companhia receber e realizar pagamentos, além de facilitar o acompanhamento de movimentações financeiras e até a automação de dados. 

Também há como utilizar serviços complementares, como a folha de pagamento. Dessa forma, a partir da conta PJ aberta, é possível pagar os colaboradores com mais facilidade. 

Soluções de crédito 

Outro serviço compreende as soluções de crédito. Elas são especialmente importantes para a empresa captar recursos e utilizá-los para reforçar o caixa, compor capital de giro, investir em crescimento, entre outras opções. 

Na prática, é possível acessar possibilidades como a antecipação dos recebíveis de vendas, por exemplo. Também há a antecipação ao fornecedor, caso o comprador seja cliente da instituição financeira. 

Outras possibilidades incluem o crédito de custeio rural, o financiamento solar e até o limite de cheque especial para empresas. 

Investimentos 

Com um planejamento financeiro adequado, os negócios também podem recorrer aos investimentos PJ. Existem tanto alternativas de renda fixa como oportunidades disponíveis na renda variável. 

Assim, há como traçar uma estratégia para rentabilizar parte dos recursos e atingir objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. O investimento também pode ter o objetivo de proteção (hedge) dos recursos, ajudando as operações da empresa. 

No geral, explorar as alternativas disponíveis no mercado financeiro pode ajudar a companhia a gerenciar melhor os recursos e a diminuir a dependência de crédito externo. 

Outras soluções financeiras 

Além das opções que você conferiu até aqui, existem outras soluções financeiras para PJ. O open finance, por exemplo, permite que a empresa compartilhe dados bancários para obter ofertas personalizadas e com condições melhores. 

Se a empresa preferir, ela também pode recorrer ao mercado livre de energia. O objetivo, nesse caso, é diminuir os custos com a conta de energia elétrica. 

Também há o serviço de câmbio, com foco especial na realização de transferências internacionais. Outras possibilidades envolvem a contratação de seguros empresariais com um parceiro da instituição financeira escolhida e de previdência empresarial. 

Nesse último caso, a ideia é disponibilizar o acesso a planos de Previdência Privada — com ou sem coparticipação — para os colaboradores. 

Quais são os impactos dessas soluções para o seu negócio?  

Agora que você conhece a conta PJ e as demais soluções relacionadas, vale entender quais podem ser os impactos delas para o seu negócio. Primeiramente, contratar serviços financeiros específicos para empresas é fundamental para acessar alternativas exclusivas para PJ. 

Com isso, você tem a chance de aproveitar condições e serviços que não estariam disponíveis para a pessoa física, como a antecipação de recebíveis. Logo, é possível atender às necessidades da empresa de modo mais eficiente. 

Ainda, é preciso considerar a importância das soluções para manter o controle financeiro. Com contas separadas, é mais fácil acompanhar e verificar movimentações, o que também pode contribuir para tomar decisões mais embasadas. 

Por fim, tenha em mente que recorrer a essas soluções ajuda a profissionalizar o negócio, o que é especialmente importante para o caso de microempresas. 

Como escolher uma instituição para abrir uma conta para a empresa? 

Como você viu, ter uma conta PJ e buscar outras soluções financeiras para a pessoa jurídica é essencial. Porém, vale saber que, além dos produtos certos, é preciso contar com uma instituição financeira adequada. 

É possível abrir uma conta PJ de modo totalmente digital, aproveitando soluções diversas de pagamento, recebimento e crédito. Além disso, a plataforma favorece a integração e a automação, elevando o nível da gestão financeira. 

Ainda, seu negócio conta com o suporte especializado de profissionais certificados e que podem ajudar sua empresa a encontrar as melhores alternativas do mercado para se desenvolver.  

Como você aprendeu, buscar soluções financeiras específicas para a pessoa jurídica, como a conta PJ, é essencial para a gestão do negócio. Por isso, vale a pena contar com uma instituição de qualidade e que ofereça os serviços necessários para a realidade da sua empresa. 

Que tal aproveitar os diferentes investimentos do mercado com uma instituição sólida e completa? Abra sua conta com a Delta

Fonte: btg


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *