Estamos vivendo uma realidade no mercado brasileiro em que pouco antes da pandemia até este momento, mais de 1 milhão de investidores surgiram na bolsa de valores — seja investindo em açõesfundos imobiliários ou pensando em montar uma carteira complexa variada.

O fato é que esses novos investidores estão chegando para a bolsa com um perfil mais especulativo. Talvez porque são jovens na idade  — e os jovens de hoje têm muito mais pressa do que no passado — ou também por terem menos experiência e acreditar que estão entrando na bolsa para fazer ganhos espetaculares. Normalmente, eles são induzidos por cursos ou vídeos que convidam a aproveitar “oportunidades” não tão confiáveis.

Neste artigo, apresentarei alguns cuidados que essas pessoas devem tomar, além de explicar como devem fazer para ter ganhos acima da média e transformar seus investimentos.

Entenda os indicadores econômicos

Se você acredita que terá ganhos espetaculares da noite para o dia investindo em bolsa de valores, tenha cuidado.

Pense no seguinte: temos dados bem claros sobre a tendência da nossa economia para os próximos anos. Não necessariamente esse vai ser o caminho, mas tudo indica ser o mais provável. Algumas dezenas de grandes especialistas informam ao Banco Central sua opinião, e esta informação é publicada semanalmente no Boletim Focus. Dessa forma, sabemos como estará o PIB, a inflação, o dólar e a taxa Selic nos próximos anos.

Perceba que o crescimento do PIB para os próximos anos no Brasil não é um crescimento generoso. Não estamos falando de 10%, 20%, 30% ao ano, mas sim um aumento muito mais aproximado do que era a realidade do país nos últimos tempos: de 2%, 3% ao ano  — isso se as coisas continuarem bem.

É uma ilusão você acreditar que vai investir em ações das boas empresas — aquelas que têm força para ter o capital aberto e negociadas entre vários investidores  — e conseguir ganhos de 20%, 30% ao ano sem nenhum tipo de trabalho, porque, na média, as ações têm uma tendência a crescer um pouco acima do PIB.

Conhecimento é fundamental para transformar seus investimentos

É fundamental ressaltar que é possível obter ganhos acima dessa média com  aspectos que podem diferenciar sua carteira de investimentos.

O primeiro ponto é aproveitar melhor as tendências e também entender o que pode ser prejudicado por elas. Não é porque estamos numa pandemia, por exemplo, que vamos investir em empresas de saúde. Neste período, há algumas muito bem-preparadas que vão se destacar nesse cenário. Por outro lado, empresas do mesmo ramo que não se mobilizaram de maneira tão ágil para se adaptar a esse quadro serão engolidas por aquelas que se destacaram.

Na verdade, a análise não deixa de ser importante mesmo sendo, aparentemente, tão óbvio que hospitais, empresas de saúde e de logística médica vão se beneficiar em um cenário de pandemia. Quando muitas empresas vão bem, talvez algumas poucas empresas possam ir muito mal.

Portanto, a informação e o conhecimento sobre a sua estratégia e sobre os fundamentos daquela decisão que você está tomando são essenciais para se obter ganhos acima da média.

Na prática, quando você está adquirindo uma carteira de investimentos com visão de longo prazo, informação, conhecimento, acompanhamento constante da sua estratégia, revisão dessa estratégia e uma certa proximidade dos ativos que você investe, isto fará com que você se sinta uma pessoa mais presente no mercado.

Conclusão

Esteja cadastrado na área de RI (Relação com Investidores) das empresas que você investe. Leia livros, blogs, fóruns, análises específicas setoriais, os documentos que trazem referências sobre o que está acontecendo no setor, sejam eles noticiosos ou mais analíticos.

O bom investimento nasce desse tipo de inspiração e é muito importante que você adote essa atitude de buscar informação, conhecimento, proximidade com o mercado e orientação.

Sucesso em suas escolhas, sempre.

Gostou do conteúdo? Então complemente a leitura e confira Como lidar com as contas de início de ano?

Fonte: btgpactualdigital


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *