Ainda é comum a crença de quem só consegue economizar dinheiro quem tem grandes salários. Porém, essa afirmação não é verdadeira. Existem profissionais com altos salários que estão sempre no vermelho, enquanto há pessoas que sabem como poupar dinheiro mesmo ganhando pouco.

Portanto, esse é um hábito que tem mais relação com a sua administração financeira do que com o seu salário. Com mudanças estratégicas no seu cotidiano e no seu orçamento, é possível alcançar resultados mais interessantes para a sua vida.

Quer aprender como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco? Continue a leitura e veja as dicas que separei!

Por que poupar dinheiro?

Antes de conhecer as dicas para poupar, você precisa entender a importância dessa prática. Economizar significa que você é capaz de viver com menos do que ganha, o que é um hábito financeiro saudável. Com isso, é possível ter mais estabilidade, mesmo com um salário menor.

Ademais, essa é uma forma de conquistar segurança e tranquilidade. Ao economizar, você pode dispor dos recursos necessários para cobrir imprevistos que podem acontecer a qualquer momento.

Esse também é um caminho para realizar sonhos. Sabendo como poupar dinheiro mesmo ganhando pouco, você tem a chance de começar a construir patrimônio para concretizar diversos planos.

Como poupar dinheiro mesmo ganhando pouco?

Após ficar ciente da importância de poupar dinheiro mesmo ganhando pouco, é preciso saber como colocar esse hábito em prática. Para tanto, você terá que unir fatores como planejamento, estratégia e disciplina.

Na sequência, confira dicas importantes para que você tenha sucesso nessa tarefa. Confira!

Desenvolva sua educação financeira

Criar bons alicerces para a sua relação com o dinheiro é essencial para que economizar seja realmente possível. Portanto, o mais indicado é começar pela educação financeira.

Ela corresponde a um conjunto de técnicas e conhecimentos que envolvem a sua relação com o dinheiro e o uso dos recursos financeiros. Por meio dela, você aprende conceitos importantes, como metas financeiras, orçamento, juros ou investimentos, por exemplo.

A educação financeira também ensina a gerenciar melhor seus recursos e a ter uma mentalidade diferente quanto ao dinheiro. Assim, independentemente do salário, você será capaz de economizar mensalmente.

Nesse caso, você pode investir em conteúdos gratuitos online, livros de finanças e cursos de educação financeira. Ao desenvolver seus conhecimentos, a trajetória de economia se tornará mais fácil e agradável.

Faça um diagnóstico das suas finanças

Para começar o planejamento financeiro que o levará à economia, é preciso começar com um diagnóstico das suas finanças. Entenda, por exemplo, o quanto efetivamente entra em seu orçamento, já descontando impostos e outros abatimentos.

Além disso, confira quais são os gastos médios e onde eles se originam. Assim, é possível identificar em quais áreas da vida você gasta mais, se você tem despesas maiores do que seus ganhos e quais são as perspectivas de finanças.

Livre-se das dívidas (e não faça novas)

Depois de fazer um diagnóstico completo, será mais fácil determinar se você tem dívidas e qual é a configuração delas. Antes de começar a economizar, é preciso encerrar esses débitos, pois a medida facilita o planejamento financeiro.

Portanto, verifique tudo o que você deve e procure os credores para negociar. Fazer acordos de pagamento pode garantir condições mais interessantes, como descontos. Com base nisso, você poderá finalizar esses compromissos e focar em suas estratégias de economia.

Também é importante que, depois de se livrar das dívidas, você não realize outras. Ao menos nesse momento de organização para criar o hábito de poupar, vale a pena priorizar compras à vista, evitando complicações nas contas.

Monte um orçamento mensal

O próximo passo envolve criar um orçamento mensal — uma das ferramentas mais importantes para organizar e estruturar as finanças. Por meio dele, você decidirá quais devem ser os destinos do seu dinheiro, considerando compromissos e outras questões financeiras.

Vale a pena mapear todas as despesas fixas e variáveis, como moradia, alimentação, transporte e lazer. Ao destinar quanto gastar em cada área, você consegue prevenir gastos excessivos.

Defina metas de economia

Na hora de elaborar o orçamento, também é importante ter metas de economia definidas. A ideia é saber o quanto você pretende economizar a cada mês. Mesmo que você comece economizando pouco, ter objetivos é essencial para manter a motivação e orientar o planejamento.

Ao conseguir economizar e organizar o orçamento, você pode evoluir suas metas de economia com o passar do tempo. Logo, terá a chance de economizar valores significativos mesmo com um salário menor.

Controle as finanças pessoais

Como você viu, a disciplina é essencial para ter sucesso ao poupar dinheiro. Para auxiliar nessa tarefa, vale a pena estabelecer um controle de finanças. Nele, é preciso registrar todas as entradas e saídas e identificá-las — independentemente do valor.

Desse modo, você saberá se tem cumprido o orçamento ou se é preciso remanejar os gastos, por exemplo. Esse controle também permite entender seu comportamento financeiro e saber o que exige mais atenção. Com consistência, há chances de aumentar sua capacidade de economizar.

O que fazer após começar a economizar?

Assim que você tornar a economia de dinheiro um hábito, é preciso saber como usar os recursos da melhor maneira. Então, para se aproximar cada vez mais dos seus objetivos financeiros, vale a pena começar a investir.

Por meio das oportunidades do mercado financeiro, é possível fazer seu dinheiro render e trabalhar para você. Isso ajuda na construção de patrimônio e pode ser útil para a concretização de diversos planos.

Contudo, antes de começar a investir, é interessante juntar o suficiente para a reserva de emergência. Esse é um montante que corresponde a 6 meses da média de gastos e poderá ser utilizado diante de imprevistos financeiros para evitar o endividamento.

A partir disso, você pode investir com base no seu perfil de investidor e nos seus objetivos. Novamente, a educação financeira tem um papel crucial, já que ela será cada vez mais importante para que você possa iniciar sua jornada como investidor.

Com essas dicas, agora você sabe como poupar dinheiro mesmo ganhando pouco. Ao aplicar essas recomendações, é possível fazer mais com o seu dinheiro e começar a investir em busca de objetivos maiores.

Gostou do conteúdo? Então complemente a leitura e confira Tomada de decisão individual: 6 dicas para investir melhor em 2022

Fonte: btgpactualdigital


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *