Muitas vezes, apenas a renda principal não é suficiente para arcar com as despesas essenciais e permitir sobrar recursos para investir ou realizar outros planos. Por esse motivo, além de procurar formas para economizar, é interessante buscar ideias para ganhar dinheiro extra.

Desse modo, você pode ter uma vida mais confortável e realizar seus objetivos financeiros. Contudo, nem sempre é fácil ter ideias de como obter renda extra, pois é necessário conciliar essa atividade com seu trabalho principal e ainda analisar se ela oferece um ganho vantajoso.

Se você está em busca de ganhar mais dinheiro, continue a leitura e confira 10 ideias para conquistar uma renda extra e complementar o seu orçamento!

Por que começar a fazer renda extra?

A renda extra é todo ganho financeiro além do seu salário ou fonte de receita principal. Assim, ela é formada pelo dinheiro que você ganha para complementar ou para não precisar mexer na sua remuneração mensal.

O montante pode servir para quitar dívidas antigas, pagar um curso, trazer mais conforto para a sua família, entre outras possibilidades. Logo, ela pode ajudar a acelerar a conquista dos seus objetivos financeiros, como viajar, comprar um carro ou uma casa.

Esse ganho a mais também pode reforçar sua capacidade de investir, aumentando seu fôlego financeiro, sem depender apenas da renda principal. Com o tempo, esse dinheiro a mais pode fazer diferença na sua saúde financeira.

10 Ideias de como ganhar dinheiro fazendo renda extra

Agora que você descobriu por que começar a fazer renda extra, é o momento de conhecer ideias para ganhar mais dinheiro. Desse modo, você já pode colocar essa estratégia em prática e começar a aumentar a sua receita mensal.

A seguir, veja 10 ideias de atividades para desempenhar e obter renda extra!

1. Venda de doces e marmitas

A comercialização de doces, bolos, tortas, salgados e marmitas pode ajudá-lo a conquistar uma renda extra sem a necessidade de grandes investimentos. Afinal, você pode começar com o capital suficiente para fazer os primeiros pratos e, com o dinheiro da venda, investir novamente no negócio.

No entanto, é importante que você tenha intimidade com a gastronomia e confeitaria, pois, sem isso, é mais difícil superar os desafios na cozinha. Também vale lembrar que a precificação precisa ser realizada com atenção para chegar em um valor que cubra os gastos e traga lucros.

Para isso, é necessário listar todos os gastos com ingredientes, custos com água, luz, gás, embalagens, além do espaço e o tempo para cozinhar. Ainda, é preciso incluir o valor do seu trabalho e a margem de lucro para chegar ao preço de venda.

2. Revenda produtos

Outra alternativa para obter renda extra é pela revenda de produtos nacionais e importados. Nela, você compra uma quantidade de produtos e itens em lojas de atacado ou em lojas virtuais por um preço mais acessível. Então, basta revender os itens por um valor maior e com margem de lucro.

Uma das dicas para não ter prejuízo nessa atividade é pesquisar algum nicho que realmente tenha demanda de venda. Afinal, segmentar o público-alvo ajuda a evitar a sobra de estoque e é útil para atrair consumidores mais preparados para a compra.

3. Abra uma loja on-line

Seguindo com a proposta de vender itens, você pode aproveitar o aquecimento do setor de e-commerce para empreender ou fazer uma renda extra. No ambiente on-line, é possível comercializar roupas, eletrônicos, itens colecionáveis e diversos outros produtos de nicho.

No entanto, é comum surgirem dúvidas sobre como abrir uma loja virtual, especialmente, entre quem não têm intimidade com a internet. Se este for o seu caso, saiba que existem diversas plataformas que oferecem todos os recursos necessários para você montar o seu e-commerce em poucos minutos.

Por isso, mesmo que essa seja a sua primeira loja virtual, você conseguirá lançar sua marca, cadastrar produtos e começar a vender pela internet com poucos cliques.

4. Dê aulas particulares

A internet permitiu estender a sala de aula para o ambiente virtual, possibilitando que profissionais lecionem on-line. Portanto, uma opção de renda extra é dar aulas sem sair de casa, podendo ensinar atividades e assuntos que você domina. Por exemplo:

  • matérias básicas escolares, como redação, matemática, português e inglês;
  • ginástica;
  • dança;
  • yoga;
  • música;
  • costura.

Vale saber que a maior dificuldade, no início, pode ser conseguir alunos e organizar o tempo das aulas com seu trabalho fixo. Além disso, é preciso avaliar a sua didática para entender se você consegue transmitir seus conhecimentos de forma objetiva para os alunos.

5. Inscreva-se em plataformas de freelancer

Uma das principais alternativas para ganhar renda extra é trabalhando como freelancer. Ou seja, oferecer serviços realizados por tarefas ou projetos. Neste caso, é possível explorar oportunidades dentro da sua área de atuação e em outras funções sobre as quais você tenha conhecimento técnico e afinidade.

Por exemplo, você pode ter um emprego, mas fazer uma renda extra ao realizar freelas em tradução, transcrição de áudios, passear com cachorros e outras opções. Para encontrar essas oportunidades com mais facilidade, você pode se inscrever em plataformas específicas para freelancers.

6. Alugue seu automóvel ou imóvel

Você já ouviu falar em aluguel de automóvel por pessoas físicas? Esta pode ser uma oportunidade de renda extra, especialmente, se você tiver um veículo que não costuma utilizar com frequência no dia a dia.

Existem empresas que o ajudam a alugar o seu carro para outros motoristas. Assim, você não precisa se preocupar com as burocracias, como rastreamento, multas, seguro e gerenciamento do aluguel.

Outra possibilidade é realizar o aluguel de imóveis. Se você tiver uma propriedade desocupada, pode ser interessante alugá-la para inquilinos fixos, com contratos de longa duração.

Porém, se esse imóvel é utilizado em determinados períodos do ano, você pode alugá-lo por temporada. Para isto, é possível utilizar aplicativos específicos, que realizam toda a transação e oferecem seguro para a sua propriedade.

7. Trabalhe como motorista

Se você tem veículo próprio, outra opção para complementar a renda é como motorista de aplicativos. O cadastro é simples e você só precisa ter carteira de motorista na categoria exigida, um smartphone conectado à internet e o seu veículo apto para as corridas.

Uma vez cadastrado, o motorista pode escolher quando deseja trabalhar e aceitar as corridas que mais interessam. Porém, é indispensável estar atento aos horários de maior demanda para aproveitar as oportunidades de lucrar.

Assim como nas outras sugestões, essa é uma atividade que exige bastante dedicação de tempo, aptidão, paciência e zelo no trânsito.

8. Abra um brechó virtual

O consumo consciente está cada vez mais em alta. Afinal, muitas pessoas passaram a avaliar o modo de comprar para adotar estilos de vida mais sustentáveis e minimalistas. Neste cenário, em vez de buscar por peças novas em lojas, elas compram peças de roupas e acessórios em brechós.

Essa mudança de comportamento trouxe uma janela de oportunidades para quem quer fazer uma renda extra, vendendo roupas e objetos que não usa mais. A alternativa também vale a pena para quem gosta de moda e adora garimpar peças diferentes nas lojas.

Se você gostou dessa opção, saiba que existem diversas maneiras de vender roupas, tanto em ambientes físicos quanto on-line. É possível anunciar as peças em perfis de brechós em redes sociais com marketplace, lojas virtuais próprias ou plataformas específicas, por exemplo.

9. Faça artesanato

Se você tem habilidades manuais, como tricô, costura, pintura de quadros, bordados e afins, pode ter uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra. Isso porque os artesanatos são valorizados, sendo uma atividade prazerosa e lucrativa.

A venda de artesanato pode ser realizada em diversas frentes, como em feiras, eventos, lojas on-line e redes sociais. Uma vez que os produtos estejam prontos, é hora de começar a divulgar o trabalho. Também é possível realizar encomendas, o que aumenta a previsibilidade.

É importante ter em mente que a venda de artesanato como renda extra requer planejamento financeiro. Neste caso, é preciso considerar os custos de produção e outros gastos relacionados ao negócio para precificar os itens corretamente.

10. Seja um afiliado digital

A afiliação digital consiste em promover produtos ou serviços de outras empresas em troca de uma comissão sobre as vendas realizadas. Assim, você consegue gerar lucro ao vender por canais digitais, sem precisar criar os produtos.

Existem diversas formas de se tornar um afiliado e, na maioria delas, você não precisa investir dinheiro para começar. Contudo, é preciso dedicação e estudo, o que pode, em um primeiro momento, demandar um investimento na busca de ampliar seus conhecimentos na área que deseja.

Além disso, para ter sucesso como afiliado digital, é preciso ter um bom planejamento, definir as estratégias de divulgação e acompanhar os resultados. Também é necessário estar sempre em busca de novas oportunidades de promoção de produtos ou serviços para encontrar as melhores oportunidades para vender.

Neste post, você descobriu 10 ideias de como ganhar dinheiro extra para gerar maior qualidade de vida para a sua família, investir e atingir seus objetivos. Agora, é possível analisar as propostas e estudar a viabilidade de colocar em prática aquilo que mais achar interessante para o seu caso.

Fonte: Agência de Marketing DigitalAgência MOLL


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *