Como construir riqueza: 3 técnicas que você precisa aprender

No artigo de hoje, abordarei técnicas de como construir riqueza.

Por que algumas famílias são capazes de lidar bem com essa questão enquanto a maioria passa a vida trabalhando para pagar dívidas e boletos?

Basicamente, existem três técnicas que levam essas famílias a uma condição de enriquecimento constante e natural. Por serem praticamente imperceptíveis a quem não atinge o mesmo grau de sucesso, muitas vezes essas técnicas acabam sendo confundidas com sorte.

Como construir riqueza. Listarei cada uma delas a seguir.

Colocar planos em prática

Você já deve ter me ouvido dizer que o primeiro milhão é o mais difícil de ser alcançado. Claro que um dos motivos é que quanto maior for o seu patrimônio, mais fácil será multiplicá-lo – a mágica dos juros compostos explica essa realidade –, mas não é apenas isso que explica a maior propensão ao enriquecimento.

Com o passar do tempo, a disciplina e a dedicação ao objetivo de construir riqueza fazem surgir um natural aprendizado sobre o tema estudado. Pode ter certeza que qualquer pessoa que decida dedicar seu tempo a aprender algo ficará melhor naquele tema.

Quando você começa a buscar seus sonhos, parece praticamente impossível realizá-los, já que não está acostumado a se planejar para isso. No entanto, a medida que você coloca seus planos em prática, a realidade logo revela suas transformações, de repente você se vê capaz de fazer escolhas cada vez melhores para o uso do seu dinheiro. Dessa forma, criará uma disciplina que, naquele início, parecia impossível de ser colocada em prática. É o aprendizado ao longo do tempo que gera essa transformação em você.

Se você quiser saber mais sobre como conquistar o primeiro milhão, assista a seguir:

https://youtube.com/watch?v=vUSu48kOJCw%3Ffeature%3Doembed

Consolidação da renda para construir riqueza

segunda técnica imperceptível para o sucesso da construção de riquezas é a consolidação da renda.

Quando uma família lança mão de seu plano, geralmente ainda está no início da vida profissional. Assim, é natural que seus ganhos não sejam tão vultosos ao mesmo tempo que suas escolhas sejam mais contidas e conservadoras, principalmente quando cresce o grau de responsabilidade com filhos e seus consequentes gastos.

À medida que o tempo passa e a experiência profissional aumenta, normalmente a renda também aumentará, proporcionando a essas famílias a capacidade de fazer melhores escolhas.

Celebrar cada conquista

A terceira técnica é, sem dúvida, a mais imperceptível e, ao mesmo tempo, também a mais importante para a evolução do projeto de enriquecimento ao longo dos anos: a motivação gerada pela conquista.

Se você já quitou um financiamento, seja de automóvel ou de uma residência adquirida por meio de muito sacrifício, conhece a sensação de prazer indescritível gerada por essa conquista, e é incrível o efeito multiplicador que isso é capaz de causar em todos nós.

Quem consolida conquistas, traz para o lar uma energia incrível que motiva a família a fazer novos planos e novos sacrifícios para realizá-los. Chega-se à conclusão de que seus projetos valem a pena.

Mas não é só isso. Essa mesma motivação, tão própria dos empreendedores de sucesso, acaba fazendo com que suas escolhas passem a ser cada vez menos pautadas na necessidade e mais pautadas na celebração em família. Quando eu e minha família decidimos comprar uma casa de campo, nosso objetivo não era apenas ter um lugar fora da cidade para descansar. Era, sim, ter um espaço nosso para curtir momentos de riqueza com os filhos e para reunir cada vez mais nossa família e os amigos no mesmo espaço.

Conclusão

A grande diferença das famílias que sabem construir riqueza para as que formam patrimônio somente para fins de segurança é a busca pela realização de sonhos.

Isso cria um processo virtuoso em que cada sonho realizado gera uma motivação forte o suficiente para buscar o próximo, e é exatamente isso que levará seus planos para o sucesso.

Afinal, enriquecer é, sempre, uma questão de escolha.

Conheça a Delta Flow e veja como podemos ajudar você a investir certo, na hora certa!

Fonte: BTG Pactual


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *